A cânula de Guedel é um dispositivo utilizado para o manejo das vias aéreas. Ela evita que a base da língua de pacientes com depressão do sensório obstrua a orofaringe e, consequentemente, permite uma melhor oxigenação.
Quando utilizá-la?
Somente em pacientes inconscientes, devido ao potencial de induzir náuseas, vômitos e uma possível aspiração. Não devemos colocar o dispositivo ou devemos retirá-lo caso o paciente tenha o reflexo do vômito presente.
Como escolher o tamanho?
Coloque o dispositivo com a porção redonda no canto da boca do paciente e a ponta em direção ao ângulo da mandíbula (abaixo do lóbulo da orelha do mesmo lado). A ponta deve chegar na altura do ângulo da mandíbula (mostrar foto).
Coloque o dispositivo com a porção redonda no canto da boca do paciente e a ponta em direção ao ângulo da mandíbula (abaixo do lóbulo da orelha do mesmo lado). A ponta deve chegar na altura do ângulo da mandíbula.
Existem diversos kits disponíveis, modelos mais antigos não são identificados por cores. A identificação por cor é padronizada, facilitando o uso. As que não são por cores são numeradas, com tamanhos de 00 a 11 (4 cm a 11 cm).
A tabela a seguir nos ajuda na hora da escolha da cânula certa:
Como colocá-la?
Deprima a língua com um abaixador de língua;
Insira o dispositivo com a concavidade para baixo com cuidado para não empurrar a língua para trás, o que poderia bloquear a via aérea;
Uma forma alternativa e uma das mais utilizadas é colocar de maneira invertida, ou seja, com a concavidade voltada para cima. Após a inserção até o véu palatino, devemos girar o dispositivo 180°, colocando a concavidade para baixo e inserindo-o na cavidade oral, observe como fazer no vídeo abaixo.
CUIDADOS
- Não inserir a Guedel invertida em crianças, devido a um potencial dano ao palato;
- Cuidar para não empurrar a língua para trás e provocar uma obstrução da via aérea;
- Cuidar para não causar trauma nos lábios e dentes do paciente;
- Não usar esse dispositivo em pacientes acordados;
É importante ressaltar que a cânula de Guedel é usada para auxiliar na ventilação mas não protege a via aérea, e só deve permanecer enquanto não se obtêm uma via aérea definitiva.