Algumas décadas atrás, recolocar uma parte do corpo decepada era medicamente impossível, mas o progresso científico mudou drasticamente as coisas desde então. Nesta seleção estão em destaque as incríveis partes do corpo re-implantadas em cirurgias.
Re-implantação de ambas as mãos após acidente de máquina de modelagem
Em 2005, Arsenio Matias, de 49 anos de idade, da República Dominicana estava operando uma máquina de forma a vácuo, usada para pressionar peças plásticas em forma, quando ele acidentalmente cortou as duas mãos do pulso para abaixo. Horas depois, os médicos do hospital Stony Brook usaram microscópios e lentes de aumento para recolocar os membros decepados de Matias.
No entanto, os médicos esperavam que o paciente a recuperasse até 50% da sensibilidade e mobilidade normal nas mãos dele. Mas, poucos dias depois, Matias descreveu como ele se sente “Perfeito, perfeito. Eu nunca tenho dor. Isto é inacreditável no âmbito médico”.
Re-implantação dos dois pés após acidente com cortador de feno
Isso aconteceu no verão de 1983, após o conjunto dos dois pés de uma garota de 3 anos de idade na Lituânia ter sido cortado por um cortador de feno. Um avião trouxe Rassa e seus pés decepados, envoltos juntos com peixe congelado pela falta de gelo, para o cirurgião russo Ramazi Datiashvili.
Mas felizmente, Datiashvili foi capaz de encontrar uma forma de contornar estas dificuldades, e após 4 horas, a operação foi considerada bem sucedida.
Re-implantação dos dois braços após acidente de trator
Em uma tarde de sábado, em janeiro de 1992, John Thompson de 18 anos de idade estava moendo alimentação animal na fazenda da família na Inglaterra, quando ele foi preso no eixo do trator. Os seus dois braços foram arrancados na altura dos ombros, e estando sozinho sem ninguém para pedir ajuda, ele tinha que confiar em sua própria presença de espírito para sobreviver.
Às 6:30 pm no dia do acidente, os cirurgiões plásticos estavam trabalhando para recolocar os dois braços do paciente. A partir de 2012, Thompson tinha passado por mais de 30 cirurgias e tinha recuperado uso limitado de seus braços.
Re-implantação do couro cabeludo após ataque de pitbull
Em 26 de abril de 2004, Emily Stinnett de 4 anos de idade, de Kentucky, Estados Unidos, estava brincando no balanço na casa do pai dela quando o pitbull dele atacou violentamente a menina e arrancou a maior parte do couro cabeludo. Os agentes observaram que o cão ainda não tinha se acalmado, então atiraram nele até morrer.
Após uma busca da cena do ataque o couro cabeludo não foi encontrado, então os policiais abriram a carcaça do animal e encontraram o que procuravam, embora em 4 partes separadas. De modo incrível, com a ajuda da terapia de sanguessuga, os médicos conseguiram com sucesso recolocar as partes do couro cabeludo na cabeça da Emily.
Re-implantação da cabeça à espinha após colisão de carro
Em 2014, Tony Cowan estava dirigindo na Grã-Bretanha, quando ele teve uma colisão em velocidade que fez com que seu veículo fosse envolvido em torno de um poste telefônico. Quando Cowan foi encontrado, ele estava sem batimento cardíaco e sua cabeça estava arrancada de sua espinha, apenas o músculo e tecido mantendo o contato da cabeça.
Dr. Anant Kamat recolocou o crânio de Cowan à espinha dele com o uso de parafusos e placas de metal. Felizmente, após meses de terapia intensiva, Cowan foi capaz de recuperar o movimento facial limitado e tem sido capaz de se comunicar através de mímica e quadro elétrico.
Re-implantação do rosto após acidente de máquina de plantação
A operação foi realizada em Sandeep Kaur de 9 anos de idade, na Índia em 1994, após uma das suas tranças ter sido pega em uma máquina de plantação, enquanto ela estava trabalhando na fazenda da família no norte da Índia.
Dr. Abraham Thomas realizou um procedimento de 10 horas que reconectou os vasos sanguíneos e nervos na pele do rosto da paciente à sua cabeça. A operação foi de grande sucesso, e em 2005, Sandeep estava estudando para se tornar uma enfermeira.